sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ainda reténs a tua sinceridade?

Pense um pouco antes de responder. Para quem não sabe esta foi a pergunta feita a Jó pela sua esposa quando fatos trágicos sucessivos lhe abateram (Jó 2.9), mas sua resposta no verso 10 mostrando aceitar o bem ou o mal sem perder sua sinceridade foi extraordinária. Alguns podem dizer que no tempo de Jó as coisas eram mais faceis, mas na verdade as dificuldades para se manter uma vida santa sempre foram as mesmas.
Segue o conselho em seu próprio livro (28.28): "Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência", afinal estas qualidades em Jó foram apontadas pelo próprio Deus (1.8) "...sincero, reto, temente a Deus, se desvia do mal...".
E a falta de decoro parlamentar de certo senador da república, considerado um estandarte da sinceridade, quando ligou para um contraventor avisando que a policia iria bater a sua porta, seria cômico se não fosse trágico.
A Bíblia nos fala sobre a importância da sinceridade, vejamos:
1º - A sinceridade é a caracteristica do crente, Salmo 15.1-2:
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração.
2º - A sinceridade guarda o crente, Salmo 25.21:
Guadem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.
3º - A sinceridade é escudo para o crente, Provérbios 2.7:
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade.
4º - A sinceridade é melhor que a riqueza, Provérbios 19.1:
Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade, do que o perverso de lábios e tolo.
5º - A sinceridade é alimento obrigatório para o crente, 1ª Coríntios 5.8:
Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os pães da sinceridade e da verdade.
6º - A sinceridade deve ser exemplo na vida do crente, Tito 2.7:
Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.
A Bíblia nos dá exemplos de homens sinceros, vejamos tambêm:
1º- Noé um homen sincero em um mundo perdido 
O texto do capítulo 6 de Gênesis revela a total degradação dos seres humanos dizendo que a maldade se multiplicara e que os pensamentos do homem eram maus continuamente. Mas o texto tambêm revela que um homem fazia a diferença, era sincero, íntegro e idôneo. No verso 8 declara que este homem chamado Noé achou graça aos olhos do Senhor e desta forma foi poupado com sua familia da destruição.
2º - Samuel um homem sincero desde jovem
O texto agora está em 1º Samuel 12.1-5 quando ocorria a transição de governo, saindo da Teocracia e entrando na monarquia, o idoso Samuel desafia o povo a falar alguma coisa contra a sua sinceridade perguntando: "a quem tomei qualquer boi ou jumento? a quem defraudei? a quem tenho oprimido? a quem prejudiquei recebendo suborno? e o povo declarou diante do primeiro rei que este homem nada tinha feito de errado em todos os seus anos de serviço a Deus.
3º - Trabalhadores sinceros da obra que alcançaram testemunho
Os registros estão em 2º Reis 12.15 "procediam com fidelidade", 2º Crônicas 34.11-12 "trabalhavam fielmente" e Neemias 13.13 "foram achados fiéis". Todos estes textos registram a sinceridade de pessoas que trabalhavam na obra do Senhor e alcançaram o testemunho dos líderes responsáveis.
4º - Paulo um homem sincero ao chamado
A despedida de Paulo dos irmãos de Éfeso em Atos 20.17-38 revelou a sinceridade do apóstolo em seu chamado quando no verso 31 ele declara que nos três anos que ali esteve não cessou dia e noite de admoestá-los.
Conclusão:
Podemos responder a pergunta que inicialmente fizemos diretamente para Deus. O salmo 139 expressa o desejo do salmista (e o nosso) em ser uma pessoa sincera, pedindo a Deus que sonde, conheça seu coração e lhe dirija pelo caminho eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário